Raízen: Logística funcional, negócios sustentáveis
Entre as cinco maiores empresas de energia do país em faturamento, a Raízen se tornou um dos principais casos de sucesso no setor sucroalcooleiro. Não apenas pela capacidade técnica de operação, mas também por cultivar uma necessidade permanente de melhoria.
A Raízen acredita na busca constante por inovação, no cumprimento de normas de responsabilidade social e na adoção de medidas sustentáveis. Foi pensando em princípios como esses que começou a utilizar as soluções da NETVMI para monitoramento e distribuição de álcool neutro. O que já era bom tornou-se ainda melhor.
– Garantimos ao nosso cliente, que é o pilar da companhia, a gestão e o controle total de seu estoque, reduzindo os riscos de desabastecimento e impactos em sua produção, além de oferecer mais conforto e confiança – explica Denise Mariana Gimenez, Analista de Programação e Entrega do Centro Administrativo Raízen (CAR) e do Serviço a Clientes e Parceiros (CSC) e de Programação de Entregas.
Antes, o controle do estoque das empresas parceiras era realizado através de e-mails diários enviados pelo cliente, informando o nível de abertura dos tanques. A dependência da ação humana, no entanto, gerava falhas como o esquecimento do envio dos dados ou até mesmo a coleta de informações divergentes. Com a automatização do controle, o impacto na Raízen, que produz anualmente cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol, foi imediato.
– Viramos exemplo de comprometimento com a gestão de estoque do cliente e ganhamos maior destaque no mercado. O cliente se sente mais seguro, pois não corre o risco de impactar sua produção, o que geraria prejuízos – destaca Denise.
Não basta ser grande. É preciso agir grande.
Sobre a Raízen
RAIZ e ENERGIA. A união dessas duas palavras carrega muito mais do que um conceito. Ela mostra firmes valores que a Raízen faz questão de exibir desde sua fundação, em 2011, quando surgiu a partir da junção de parte dos negócios da Shell e da Cosan.
Hoje, com faturamento de R$ 86,2 bilhões, a Raízen possui cerca de 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia, além da planta de etanol 2G. Em 1º de outubro deste ano, a empresa concluiu a aquisição dos ativos de downstream da Shell na Argentina, expandindo ainda mais sua atuação no continente.
No Brasil, a Raízen produz aproximadamente 4,2 milhões de toneladas de açúcar por ano, sendo um dos principais players na distribuição e na venda de combustíveis, além de comercializar 2,5 TWh de energia elétrica. A empresa é a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do país e a maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional.