Sociedade e natureza em foco
Preocupada em contribuir com o desenvolvimento da sociedade, a NETVMI tem apoiado uma série de ações de responsabilidade social, auxiliando, por exemplo, instituições do terceiro setor na conquista da autossuficiência financeira por meio de ações estratégicas.
Recentemente, a NETVMI envolveu-se em um projeto que levou alunos de uma escola pública do município de Monteiro Lobato, interior de São Paulo, até o Sítio São Benedito. Lá, eles participaram de um Curso de Agrofloresta, sistema que usa o plantio de diversas culturas no mesmo espaço e emula a ação da própria natureza, garantindo uma produção ecologicamente correta e livre de agrotóxicos.
Na prática, as crianças puderam entender como funciona um modelo de negócio sustentável que pode fazer toda a diferença em regiões onde a grande maioria das famílias vive ainda da agricultura familiar.
– Essa iniciativa pretende plantar na cabeça das crianças um conceito diferente de agricultura. É muito difícil o adulto largar a forma atual para migrar para outra totalmente inovadora. Mas é uma forma rentável e que respeita o meio-ambiente – destaca Luiz Fernando Atolini, diretor da NETVMI.
Essa ação foi uma das apoiadas pela NETVMI a partir do ECOAGRI, portal que tem servido de ponte entre os agricultores e as comunidades em que estão inseridos, reunindo projetos convergentes. O site pretende unir iniciativas que tenham como objetivo reforçar ou estimular uma agricultura baseada no respeito e no amor por todos os seres vivos, características enfatizadas no curso sobre Agrofloresta.
– Dependemos uns dos outros. Se olharmos a natureza e levarmos para a vida o que a gente faz, teremos muito mais paciência e equilíbrio para lidar com o próximo, com calma, harmonia, respeitando as diferenças – explicou aos alunos Thiago Avelaneda, do Sítio São Benedito.
Outra ação da NETVMI na área foi o apoio dado a um pequeno apiário da região da Serra da Mantiqueira, desenvolvendo a marca Mel Mantiqueira, criando rótulos para as embalagens e divulgando nas redes sociais. Com isso, os empresários agora podem vender o produto, que é 100% natural, de maneira mais profissional e com maiores chances de crescimento.
Em um mundo globalizado e que não permite mais atitudes desconectadas de ideais como preservação ambiental e sustentabilidade, a NETVMI entende que se envolver em ações como essas não é um favor, mas uma questão de postura e responsabilidade.